Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Geografia

Percebemos que com o decorrer dos anos a sociedade vem passando por transformações culturais, políticas, sociais e econômicas. Entretanto, nota-se que nos últimos tempos estas mudanças estão ocorrendo de maneira mais rápida.
No âmbito das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), verificamos que estas estão se incorporando em todos os setores da sociedade, em especial na educação, a qual é o foco desta discussão. De acordo com Mendes (2008) TICs podem ser denominadas como:

[...] um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.

Ancorados nestas afirmações, podemos destacar que no processo de ensino-aprendizagem, o uso das TICs propicia uma melhora na qualidade do ensino. Porém para utilizá-las requer que o professor tenha conhecimento do manuseio das mesmas, te-las disponíveis para uso, entre outros fatores. Segundo Carolino (1997, p.25) “As novas tecnologias de informação, portanto, não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos as serem desenvolvidos”.

Nesta perspectiva, subentende-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino é pertinente. Sendo assim, podemos trazer esta discussão para o campo da Geografia, uma vez que a mesma está a par destas transformações.

A partir do momento que discutimos em sala de aula que o atual estágio, como foi considerado por Milton Santos (1998), se denomina técnico-científico-informacional, cabe a nós educadores desta disciplina tomarmos iniciativas que visem ao aluno este entendimento de mundo e que atrele o que está sendo ensinado ao seu cotidiano.

Podemos elencar uma série de alternativas para serem usadas em sala de aula em diferentes momentos e em determinadas séries , mas me atentarei a utilização de vídeos da internet armazenados em pendrive para serem utilizados na tv multimídia, as quais estão disponíveis na maior parte das salas de aula da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Um exemplo seria trabalhar com alunos de 8º série o vídeo oficial da Copa do Mundo de 2010, em conjunto com outros vídeos que retratem questões políticas, sociais, econômicas e culturais do continente africano. Como estamos em época de Copa do Mundo, os alunos estão a par dos acontecimentos, e a utilização destes vídeos em sala de aula atrelados a teoria, promove o debate e enriquece as aulas, pois a partir do momento que se mostram as duas faces da África o educando consegue apreender de uma maneira prática os assuntos que permeiam nos dias atuais.

Em suma, o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Geografia pode ser de muita valia se for bem utilizada e se houver um planejamento inicial por parte do educador.


Referências bibliográficas

CAROLINO, Jussara de Abreu. Contribuições da Pedagogia de Projetos e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) para o ensino de Geografia – um estudo de caso. 2007. Dissertação ( Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo)- Universidade de São Paulo, São Paulo.

GIORDANI, Ana; BEZZI, Meri Lourdes; CASSOL, Roberto. Contribuição para a alfabetização cartográfica através do objeto de aprendizagem decifrando os mapas. Disponível em: < http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/2d_meri.pdf&gt;. Acesso em: 23 maio 2010.

MENDES, Alexandre. TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?. Disponível em: < http://imasters.uol.com.br/artigo/8278%3E. Acesso em: 23 maio 2010.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: HUCITEC, 1994.

TELLAROLI, Taís Marina; ALBINO, João Pedro. Da sociedade da informação às novas tic’s:questões sobre internet, jornalismo e comunicação de massa.Disponível em : < http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/files/active/0/tais_marina_tellaroli.pdf>. Acesso em: 23 maio 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário