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sexta-feira, 28 de maio de 2010

Plano de aula

Conteúdos: As transformações no espaço geográfico, Cartografia e Localização espacial.
Série: 8º série

Tempo estimado: 5 aulas

Material necessário: Papel, régua, lápis, mapa do entorno da escola, imagem de satélite do entorno da escola, computador com acesso à internet e o programa Google Earth.

Objetivos:

• Compreender as transformações ocorridas no entorno da escola

• Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.

• Comparar os variados tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas.

Desenvolvimento:

1º momento: Verifique o conhecimento prévio dos alunos quanto às transformações ocorridas no entorno da escola e o que os mesmos observam no trajeto casa-escola. Oriente-os a observar melhor este trajeto, e conceda a eles o espaço de uma aula a outra para que os mesmos identifiquem os pontos para futura localização. Peça aos alunos que transformem aquilo que eles visualizaram em um croqui.

2º momento: Distribua aos alunos cópias do mapa do entorno da escola retirado do Google Maps, e peça a eles para compararem com o seu croqui onde estão localizados os pontos de referência, se os mesmos estão parecidos e o que é preciso acrescentar no croqui.

3º momento: Faça uma releitura do mapa mostrado na aula anterior com os alunos em forma de aula expositiva, elencando os pontos principais representados no mapa, como por exemplo, o aeroporto. Explique aos alunos a história do bairro deles, como ocorreram as transformações naquele espaço, para que os mesmos compreendam que aquilo que eles representaram no croqui está atrelado a uma série de fatores políticos, sociais e econômicos .

4º momento: Leve os alunos até o laboratório de informática para que possam visualizar uma imagem real do entorno da escola. Oriente os alunos a forma de visualização: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Insira o nome da cidade e oriente os alunos a aproximar a imagem até o objetivo. Questione se o que eles visualizam é o mesmo que foi discutido até agora. Deixe-os navegar por alguns momentos, aproximando e afastando a imagem.

5º momento: Recapitule tudo o que foi trabalhado com os alunos até este momento. Distribua uma cópia do mapa do Google Earth e peça a eles para colarem no caderno mostrando os três momentos: croqui, mapa do Google Maps, Mapa do Google Earth, oriente-os a colar os mapas em seqüência e explicar o que entenderam do que foi trabalhado.

Avaliação

Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se os mesmos compreenderam as transformações ocorridas no entorno da escola.

Referência:
ENSINE CARTOGRAFIA PARA A TURMA USANDO O GOOGLE EARTH. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ensine-cartografia-turma-usando-google-earth-474725.shtml> Acesso em: 28 maio 2010.

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