Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Uso de charge no ensino de GEOGRAFIA: Recurso para complementar o raciocínio anterior



OBJETIVOS DO INSTRUMENTO DE ENSINO

Objetivo geral: Recapitular os conteúdos abordados nas aulas anteriores sobre globalização, política, sociedade e economia estadunidense.

Objetivos específicos: 1) Desenvolver nos discentes, competências como a interpretação e compreensão crítica dos fatos cotidianos. 2)Possibilitar a interpretação da discussão que está sendo exposta na imagem, para que ocorra o real entendimento dos assuntos abordados nas aulas anteriores. 3)Permitir uma postura crítica dos educandos referente às imagens que serão expostas e sua participação em sala de aula por meio da argumentação e debate. 4)Ajudar os alunos na recapitulação dos conteúdos trabalhados em aulas anteriores para a avaliação bimestral.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1   Conteúdo :Estados Unidos ( população, migrações e minorias raciais, economia, 11 de setembro e globalização)
2   Ano: 7 º série
3   Tempo Estimado: 1 aula de 50 minutos
4   Material necessário: livro didático da 7 º série que trabalhe sobre os Estados Unidos,retroprojetor ou tv pen drive , transparências , charges diversas :

Charge sobre globalização: (http://www.faenquil.br/vestibular/mat_2005-5.htm)
Charge sobre 11 de setembro (myrria@acritica.com.br, http://images.google.com.br/images)
Charges sobre o Imperialismo norte-americano (http://images.google.com.br/images)

5  Desenvolvimento :

1º momento: Explicar aos alunos que a aula será de revisão de conteúdos para a avaliação bimestral.

2º momento: Expor aos alunos através do retroprojetor ou da tv pen drive as respectivas charges pré-selecionadas. Importante ressaltar neste momento que as charges devem ser trabalhadas uma por vez, para não confundi-los.

3º momento: À medida que as charges forem sendo expostas, suscitar a interpretação dos alunos com questionamentos sobre o que os mesmos entendem sobre a imagem, levantar indagações e promover o debate. Nesta etapa é interessante o professor ir anotando na lousa as principais falas dos alunos de acordo com a seqüência das charges e auxilia-los na recapitulação do conteúdo, incorporando informações novas sobre a abordagem e correlacionando com o cotidiano dos educandos.

4º momento: Após a interpretação das imagens o professor deve questionar se todos compreenderam, responder as possíveis dúvidas e questionar se os mesmos gostaram desta forma diferenciada de revisão de conteúdos. È de primordial importância o professor estar ciente do nível de conhecimento dos alunos antes de aplicar uma avaliação, e auxiliá-los no que for possível neste processo.

5º momento: Como forma de avaliação individual desta atividade, é essencial o professor selecionar uma destas charges e inserir na avaliação, solicitando a interpretação do educando quanto à imagem. Desta forma serão atingidos todos os objetivos propostos para a utilização deste recurso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário